domingo, novembro 07, 2010

Errar é (INEP) humano

Ontem, como vocês notaram, o cabeçalho do Cartão de Respostas estava trocado. Ao invés das primeiras 45 questões serem de Ciências Humanas, o enunciado informava que eram de Ciências da Natureza, e vice-versa. A maior parte das Universidades recebeu orientação da Cesgranrio para preencher o Cartão normalmente, seguindo a numeração da prova. Contudo, em algumas cidades os fiscais orientaram os candidatos a inverter a ordem de marcação das respostas.
O MEC já se pronunciou quanto a isso e, a partir de amanhã, haverá uma página disponível aos candidatos para informarem o erro e não saírem prejudicados.

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Já conferiram seus acertos? Ainda não é o gabarito oficial, mas alguns sites disponibilizam a resolução das questões por professores de cursinhos (http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI4771367-EI17122,00-Correcao+das+provas+do+Enem.html)

Muitas pessoas estão perguntando como será feita a avaliação, qual é o valor de cada questão e como será calculada a nota final. Amanhã iremos postar um artigo sobre o TRI - Teoria de Resposta ao Item, método usado pelo MEC para correção das provas.

EQS

sábado, novembro 06, 2010

Um dia já foi...

Ciências Humanas e Ciências da Natureza já foi!
E aí, o que acharam do primeiro dia?
Como vocês puderam notar, o Ministéro cumpriu a promessa de encurtar os enunciados! Algumas questões ainda estavam compridas e a prova em geral foi contextualizada, contudo, não foi tão cansativa quando ano passado. Também achei que a prova estava um pouco mais difícil que a anterior, mas nada que um pouco de interpretação não ajudasse.
Bom, vou comentar alguns acontecimentos que presenciei:
* A Universidade onde fiquei era muito ruim! As mesas eram aquelas de braço e eu, como sou uma pessoa espaçosa, me irritei com isso hehe Além disso, a sala era pequena e o piso tinha carpete, ou seja, fiz a prova dentro de um forno!
* As fiscais começaram a distribuir o caderno de questões antes de todos os candidatos chegarem! Algumas pessoas até mesmo abriram e lerem os enunciados antes das 13h.
* O que era aquele Cartão de Respostas? Que gafe do INEP heim... para quem não reparou, estava assinalado que as 45 primeiras questões eram de ciências da natureza e as 45 últimas eram ciências humanas (e na verdade era o contrário). Espero que isso não gere nenhum problema!
* Além de não poder usar relógio e lápis, as fiscais falaram que tínhamos que deixar nossos chocolates fora da embalagem (nunca vi isso em vestibular nenhum) e falaram, também, que não poderiam informar o horário, que só íamos saber quando fosse 15h, 17h e 17:30h
* Algumas questões estavam um pouco "regionalizadas". Nada que prejudique os demais candidatos, mas que beneficiou alguns, isso sim.
* Minha barriga começou a roncar MUITO alto no meio da prova (precisava comentar isso suahsuashushua)
* Não identifiquei nenhuma questão que possa ser anulada
* Algumas questões estavam um pouco "dadas"


E aí, o que vcs acharam?? Deixem seus comentários!!

EQS

É hojeeee

Hoje, sábado, 06/11, primeiro dia das provas do ENEM 2010!
Para muitos, motivo de desespero; para outros, alívio por finalmente ter chegado o dia de mostrar pra todo mundo sua capacidade!
Não vou me prolongar muito pois preciso ir me arrumar e, além disso, duvido que alguém esteja interessado em ler o blog a poucas horas da prova hehe
É agora... boa prova para TODOS, espero, de coração mesmo, que nenhum de vocês tenha problemas para chegar ao local de prova! E hoje a noite voltamos a nos falar!

EQS

segunda-feira, novembro 01, 2010

As escuras 30 linhas

Boa noite!
Ontem, após discutirmos algumas dicas para a realização das provas, decidi que é importante dar um espaço maior para a redação. Primeiro, pois ela pode ser decisiva na composição da nota final; segundo, ainda é uma grande dúvida na cabeça de muitos estudantes, apesar de ser bastante comentada entre blogs de professores. Vou postar algumas dicas, mas procure informações complementares dos especialistas para aprofundar-se mais. No final você encontra uma proposta de redação, elaborada pelo blog Eu Quero Saber.
Sua redação deverá ter entre 8 e 30 linhas. Textos até 7 linhas serão considerados em branco e a nota, zerada. Não se desespere! Você verá que este número de linhas chega a ser pouco quando se tem o que escrever. Mas não "encha linguiça"; seja claro e objetivo em suas ideias, para não acabar entrando em contradição.

* Procure fazer a redação por primeiro. Caso falte tempo no final, você consegue chutar as últimas questões; a redação, pelo contrário, não tem como chutar hehe
* Leia o texto base atentamente uma primeira vez, identificando o tema. Leia uma segunda vez, grifando os pontos importantes e escrevendo suas ideias, para não esquece-las.
* Antes de começar a escrever o texto propriamente dito, tenha em mente tudo aquilo que pretende escrever.
* Seu texto deve ter uma introdução ao tema, relacionando ao texto base. Deve ter, também, a apresentação da sua opinião e defesa de argumentos. Deve apresentar, ainda, uma solução para o problema.
* Ao começar o texto, não comece com expressões do tipo "Hoje em dia...", "Atualmente..." ou "O mundo em que vivemos...". Saia do óbvio, comece seu texto de uma forma em que o leitor fique interessado em ler o resto.
* Você deve expor sua opinião com convicção. O examinador precisa detectar facilmente de que lado você está.
* Invista em seus argumentos. Pense que o examinador é uma pessoa leiga no assunto que precisa ser convencida sobre algo. Você é que deve convence-la.
* Mais um vez, saia do óbvio. Não escreva aquilo que você sabe que todo mundo irá escrever. Seja criativo. Contudo, se você não tem domínio do assunto, não invente.
* Não utilize clichês, do tipo "aqui se faz, aqui se paga" ou "violência só gera violência".
* Ao final do texto, você deve apresentar uma solução para o problema detectado. Não adianta você apresentar bons argumentos para demonstrar que tal problema é causado por tal agente. Você precisa mostrar um forma de sanar a dificuldade.

A seguir, formulamos uma proposta de redação. Como não somos especialistas na área, não temos como corrigir a redação de ninguém. Sugerimos que leiam o texto e redijam uma redação conforme a proposta. A melhor maneira de aprender a escrever é, claro, escrevendo. Caso vocês queiram, podemos criar uma comunidade no orkut para comentarmos as redações uns dos outros, é só você se pronunciarem.
Atenção: procurem outras fontes para mais dicas sobre redação!


"Matar a natureza é matar o lucro
As empresas descobrem que a biodiversidade significa dinheiro em caixa e que a saúde do negócio está vinculada à saúde do planeta

Até pouco tempo atrás, as empresas costumavam atrelar seu nome às causas verdes principalmente como estratégia de marketing. À medida que o mundo tomava consciência das questões ambientais, em especial a degradação dos recursos naturais, demonstrar preocupação com o planeta era uma forma de lustrar a imagem da companhia e atrair os consumidores para suas marcas. Essa relação entre o mundo dos negócios e a natureza avançou dramaticamente. Se antes as empresas patrocinavam o reflorestamento de uma área ou reciclavam seu lixo, colocavam a conta na lista de despesas, sem esperar retorno financeiro. Hoje, os custos de ações como essas vão para a lista de investimentos, já que pode significar lucros e crescimento nos negócios(...)"
Retirado da Revista Veja, edição nº 2168 de 05 de Junho de 2010.

Proposta de Redação: Usando como base o texto apresentado, posicione-se a respeito do meio ambiente em relação à economia brasileira.
Atenção: o texto deverá conter entre 8 e 30 linhas. Não é necessário título.
EQS

10 Dicas Infalíveis (?)

Você estudou, sente-se preparado para a prova... mas no momento em que recebe o caderno de questões, parece que tem uma bolinha de energia passando por todo o seu corpo, tentando fazer você pensar em coisas absurdas ao invés de concentrar-se na prova.
Aqui vão algumas dicas para amenizar esse incômodo. Lembre-se:da mesma forma que não é possível recomendar um método de estudos que seja satisfatório para todos, talvez algumas dessas dicas não funcionem com você. Cada um deve conhecer a si mesmo e detectar os pontos que podem ser trabalhados.

1- Na véspera da prova, procure relaxar. Ficar até altas horas com a cabeça no meio dos livros poderá deixá-lo tenso. Lógico, também não vale sair pra balada e voltar de manhã. O ideal é ficar em casa, assistir a um filme, comer alguma coisa bem gostosa e dormir cedo. Evite tomar calmantes e remédios para dormir. Uma vez, quando eu era novinha, minha mãe mandou tomar maracujina no dia da prova. Eu fui bem? Não sei se tem alguma coisa a ver, mas no meio da prova eu tive um acesso de riso. Achei melhor deixar essas substâncias na farmácia.

2- Ainda falando da véspera, procure deixar tudo pronto. Se você é daquelas mulheres que troca de blusa cinco vezes antes de sair de casa, já deixe separada a roupa que irá usar, de preferência uma roupa confortável. Separe, também, os documentos necessários (documento original com foto e cartão de confirmação de inscrição) e as canetas. Se você vai levar um lanche ou dinheiro, deixe tudo pronto também. Quanto ao lanche, procure levar uma garrafa com água (sem o rótulo) e algo pequeno para comer. Eu sempre levo chocolate.

3- Saia para a Universidade com antecedência. Quando o INEP recomenda que você chegue uma hora antes, não é pra ver como é engraçado você parado esperando. Digamos que cada Universidade tenha uma média de 5 mil candidatos realizando a prova (isso chutando beeeem baixo). Agora imagine esses 5 mil candidatos tentando chegar no mesmo lugar ao mesmo tempo, sendo que 2 mil estão de carro e 3 mil estão de ônibus. Fez uma careta? Então, saia de casa cedo, rapaz!

4- No dia da prova está calor, está sol e você sai para a prova usando uma regata. Leve um casaco junto, para o caso de esfriar durante a tarde. Da mesma forma, se está frio, vá com uma camisa mais fresca por baixo, para o caso de esquentar. Passar frio ou calor é algo que incomoda muito e diminui sua concentração. É o caso também da bexiga... Não fique com vontade de fazer xixi! Peça ao fiscal para ir ao banheiro.

5- Finalmente, chegou a hora. Ao receber o caderno de questões, você fica um pouco nervoso pois não sabe o que tem ali dentro. Seu impulso é de abrir o caderno e já responder às primeiras perguntas. Fique calmo. Quando o fiscal autorizar, leia a capa com as instruções, por mais que você já saiba tudo. Na capa, você encontrará orientações sobre como preencher o Cartão de Respostas, o horário de duração da prova e os objetos que você não pode portar. Leia tudo com atenção. Isso ajuda a diminuir o nervosismo.

6- Se você tem alguma religião, acredita em uma força superior ou acredita em si mesmo, use esse tempo para você. Reze, ore, medite, repita um mantra ou afirme ao seu cérebro que você é capaz. Respire normalmente, mas prestando atenção à sua respiração. Sinta, aos poucos, cada membro do seu corpo ficando relaxado. Por favor, não relaxe ao ponto de querer dormir. Relaxado, porém alerta.

7- Durante a prova, quando você sentir que está perdendo a concentração, que precisa ler a mesma frase três vezes para entendê-la, é hora de descansar. Um descanso rápido, claro, pois o tempo para a prova é curto. Beba um gole d'água, coma um pedaço de chocolate (ou o lanche que você levou).

8- Leia cada questão com atenção. Como o ENEM é composto por muitos textos, muitas vezes a resposta encontra-se no próprio enunciado. Semana passada, fiz a prova da PUCPR (passei hehe) e uma das questões apresentava uma foto de Kruschev e Kennedy durante a Guerra Fria. O enenciado perguntava qual havia sido o incidente daquela foto (algo assim). Logo abaixo da foto, tinha um link da Revista Veja e do lado, estava escrito "Crise dos Mísseis". Preciso dizer qual era a alternativa correta? PASMEM: eu não vi isso!! E perdi a questão.

9- Analise todas as alternativas e exclua aquelas que você tem certeza que estão erradas. Se você ver que a alternativa A está correta, tenha um pouco de paciência. Leia as demais alternativas para ver se esta é a correta mesmo.

10- Quanto à redação, leia o texto proposto mais de uma vez. Marque os pontos que você julgar importantes e escreva a sua análise em volta. Antes de começar a redigir o texto propriamente dito, você deve ter em mente tudo aquilo que pretende escrever. Comece o texto introduzindo o tema, demonstre sua opinião e conclua, apresentando uma solução. Tenha cuidado para não ficar "em cima do muro". Você deve ter convicção naquilo que está escrevendo. O examinador não pode ficar em dúvida sobre qual lado você defende. Não conclua colocando a culpa nos outros. Mostre que você, como cidadão, tem o dever de ajudar e apresente uma solução ao problema (geralmente os textos são assim).

E você, tem alguma dica diferente dessas? Mande suas dicas e comentários para euquero_saber@yahoo.com.br!

EQS