segunda-feira, novembro 01, 2010

10 Dicas Infalíveis (?)

Você estudou, sente-se preparado para a prova... mas no momento em que recebe o caderno de questões, parece que tem uma bolinha de energia passando por todo o seu corpo, tentando fazer você pensar em coisas absurdas ao invés de concentrar-se na prova.
Aqui vão algumas dicas para amenizar esse incômodo. Lembre-se:da mesma forma que não é possível recomendar um método de estudos que seja satisfatório para todos, talvez algumas dessas dicas não funcionem com você. Cada um deve conhecer a si mesmo e detectar os pontos que podem ser trabalhados.

1- Na véspera da prova, procure relaxar. Ficar até altas horas com a cabeça no meio dos livros poderá deixá-lo tenso. Lógico, também não vale sair pra balada e voltar de manhã. O ideal é ficar em casa, assistir a um filme, comer alguma coisa bem gostosa e dormir cedo. Evite tomar calmantes e remédios para dormir. Uma vez, quando eu era novinha, minha mãe mandou tomar maracujina no dia da prova. Eu fui bem? Não sei se tem alguma coisa a ver, mas no meio da prova eu tive um acesso de riso. Achei melhor deixar essas substâncias na farmácia.

2- Ainda falando da véspera, procure deixar tudo pronto. Se você é daquelas mulheres que troca de blusa cinco vezes antes de sair de casa, já deixe separada a roupa que irá usar, de preferência uma roupa confortável. Separe, também, os documentos necessários (documento original com foto e cartão de confirmação de inscrição) e as canetas. Se você vai levar um lanche ou dinheiro, deixe tudo pronto também. Quanto ao lanche, procure levar uma garrafa com água (sem o rótulo) e algo pequeno para comer. Eu sempre levo chocolate.

3- Saia para a Universidade com antecedência. Quando o INEP recomenda que você chegue uma hora antes, não é pra ver como é engraçado você parado esperando. Digamos que cada Universidade tenha uma média de 5 mil candidatos realizando a prova (isso chutando beeeem baixo). Agora imagine esses 5 mil candidatos tentando chegar no mesmo lugar ao mesmo tempo, sendo que 2 mil estão de carro e 3 mil estão de ônibus. Fez uma careta? Então, saia de casa cedo, rapaz!

4- No dia da prova está calor, está sol e você sai para a prova usando uma regata. Leve um casaco junto, para o caso de esfriar durante a tarde. Da mesma forma, se está frio, vá com uma camisa mais fresca por baixo, para o caso de esquentar. Passar frio ou calor é algo que incomoda muito e diminui sua concentração. É o caso também da bexiga... Não fique com vontade de fazer xixi! Peça ao fiscal para ir ao banheiro.

5- Finalmente, chegou a hora. Ao receber o caderno de questões, você fica um pouco nervoso pois não sabe o que tem ali dentro. Seu impulso é de abrir o caderno e já responder às primeiras perguntas. Fique calmo. Quando o fiscal autorizar, leia a capa com as instruções, por mais que você já saiba tudo. Na capa, você encontrará orientações sobre como preencher o Cartão de Respostas, o horário de duração da prova e os objetos que você não pode portar. Leia tudo com atenção. Isso ajuda a diminuir o nervosismo.

6- Se você tem alguma religião, acredita em uma força superior ou acredita em si mesmo, use esse tempo para você. Reze, ore, medite, repita um mantra ou afirme ao seu cérebro que você é capaz. Respire normalmente, mas prestando atenção à sua respiração. Sinta, aos poucos, cada membro do seu corpo ficando relaxado. Por favor, não relaxe ao ponto de querer dormir. Relaxado, porém alerta.

7- Durante a prova, quando você sentir que está perdendo a concentração, que precisa ler a mesma frase três vezes para entendê-la, é hora de descansar. Um descanso rápido, claro, pois o tempo para a prova é curto. Beba um gole d'água, coma um pedaço de chocolate (ou o lanche que você levou).

8- Leia cada questão com atenção. Como o ENEM é composto por muitos textos, muitas vezes a resposta encontra-se no próprio enunciado. Semana passada, fiz a prova da PUCPR (passei hehe) e uma das questões apresentava uma foto de Kruschev e Kennedy durante a Guerra Fria. O enenciado perguntava qual havia sido o incidente daquela foto (algo assim). Logo abaixo da foto, tinha um link da Revista Veja e do lado, estava escrito "Crise dos Mísseis". Preciso dizer qual era a alternativa correta? PASMEM: eu não vi isso!! E perdi a questão.

9- Analise todas as alternativas e exclua aquelas que você tem certeza que estão erradas. Se você ver que a alternativa A está correta, tenha um pouco de paciência. Leia as demais alternativas para ver se esta é a correta mesmo.

10- Quanto à redação, leia o texto proposto mais de uma vez. Marque os pontos que você julgar importantes e escreva a sua análise em volta. Antes de começar a redigir o texto propriamente dito, você deve ter em mente tudo aquilo que pretende escrever. Comece o texto introduzindo o tema, demonstre sua opinião e conclua, apresentando uma solução. Tenha cuidado para não ficar "em cima do muro". Você deve ter convicção naquilo que está escrevendo. O examinador não pode ficar em dúvida sobre qual lado você defende. Não conclua colocando a culpa nos outros. Mostre que você, como cidadão, tem o dever de ajudar e apresente uma solução ao problema (geralmente os textos são assim).

E você, tem alguma dica diferente dessas? Mande suas dicas e comentários para euquero_saber@yahoo.com.br!

EQS

2 comentários:

Luisa Costa disse...

Adorei as dicas, parabéns!

Isa Rosa disse...

Obrigada, Luisa, espero que ajudem!