segunda-feira, novembro 01, 2010

As escuras 30 linhas

Boa noite!
Ontem, após discutirmos algumas dicas para a realização das provas, decidi que é importante dar um espaço maior para a redação. Primeiro, pois ela pode ser decisiva na composição da nota final; segundo, ainda é uma grande dúvida na cabeça de muitos estudantes, apesar de ser bastante comentada entre blogs de professores. Vou postar algumas dicas, mas procure informações complementares dos especialistas para aprofundar-se mais. No final você encontra uma proposta de redação, elaborada pelo blog Eu Quero Saber.
Sua redação deverá ter entre 8 e 30 linhas. Textos até 7 linhas serão considerados em branco e a nota, zerada. Não se desespere! Você verá que este número de linhas chega a ser pouco quando se tem o que escrever. Mas não "encha linguiça"; seja claro e objetivo em suas ideias, para não acabar entrando em contradição.

* Procure fazer a redação por primeiro. Caso falte tempo no final, você consegue chutar as últimas questões; a redação, pelo contrário, não tem como chutar hehe
* Leia o texto base atentamente uma primeira vez, identificando o tema. Leia uma segunda vez, grifando os pontos importantes e escrevendo suas ideias, para não esquece-las.
* Antes de começar a escrever o texto propriamente dito, tenha em mente tudo aquilo que pretende escrever.
* Seu texto deve ter uma introdução ao tema, relacionando ao texto base. Deve ter, também, a apresentação da sua opinião e defesa de argumentos. Deve apresentar, ainda, uma solução para o problema.
* Ao começar o texto, não comece com expressões do tipo "Hoje em dia...", "Atualmente..." ou "O mundo em que vivemos...". Saia do óbvio, comece seu texto de uma forma em que o leitor fique interessado em ler o resto.
* Você deve expor sua opinião com convicção. O examinador precisa detectar facilmente de que lado você está.
* Invista em seus argumentos. Pense que o examinador é uma pessoa leiga no assunto que precisa ser convencida sobre algo. Você é que deve convence-la.
* Mais um vez, saia do óbvio. Não escreva aquilo que você sabe que todo mundo irá escrever. Seja criativo. Contudo, se você não tem domínio do assunto, não invente.
* Não utilize clichês, do tipo "aqui se faz, aqui se paga" ou "violência só gera violência".
* Ao final do texto, você deve apresentar uma solução para o problema detectado. Não adianta você apresentar bons argumentos para demonstrar que tal problema é causado por tal agente. Você precisa mostrar um forma de sanar a dificuldade.

A seguir, formulamos uma proposta de redação. Como não somos especialistas na área, não temos como corrigir a redação de ninguém. Sugerimos que leiam o texto e redijam uma redação conforme a proposta. A melhor maneira de aprender a escrever é, claro, escrevendo. Caso vocês queiram, podemos criar uma comunidade no orkut para comentarmos as redações uns dos outros, é só você se pronunciarem.
Atenção: procurem outras fontes para mais dicas sobre redação!


"Matar a natureza é matar o lucro
As empresas descobrem que a biodiversidade significa dinheiro em caixa e que a saúde do negócio está vinculada à saúde do planeta

Até pouco tempo atrás, as empresas costumavam atrelar seu nome às causas verdes principalmente como estratégia de marketing. À medida que o mundo tomava consciência das questões ambientais, em especial a degradação dos recursos naturais, demonstrar preocupação com o planeta era uma forma de lustrar a imagem da companhia e atrair os consumidores para suas marcas. Essa relação entre o mundo dos negócios e a natureza avançou dramaticamente. Se antes as empresas patrocinavam o reflorestamento de uma área ou reciclavam seu lixo, colocavam a conta na lista de despesas, sem esperar retorno financeiro. Hoje, os custos de ações como essas vão para a lista de investimentos, já que pode significar lucros e crescimento nos negócios(...)"
Retirado da Revista Veja, edição nº 2168 de 05 de Junho de 2010.

Proposta de Redação: Usando como base o texto apresentado, posicione-se a respeito do meio ambiente em relação à economia brasileira.
Atenção: o texto deverá conter entre 8 e 30 linhas. Não é necessário título.
EQS

Um comentário:

SABRINA SATIL disse...

Muito bom seu blog, tenho certeza que vai me ajudar. Parabens pelo empenho =)